ADOREI AS ALMAS!!!!

Eles representam a humildade, força de vontade, a resignação, a sabedoria, o amor e a caridade. São um ponto de ponto de referência para todos aqueles que necessitam: curam, ensinam, educam pessoas e espíritos sem luz. Não têm raiva ou ódio pelas humilhações, atrocidades e torturas a que foram submetidos no passado. Com seus cachimbos, fala pausada, tranqüilidade nos gestos, eles escutam e ajudam àqueles que necessitam, independentes de sua cor, idade, sexo e de religião.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Alguns Pontos de Pretos Velhos

PAI GREGÓRIO ANDA NOITE E DIA,
CONHECE O MUNDO CONHECE A MAGIA
ELE MORA LÁ NA ÁFRICA, ELE MORA NA BAHIA
ELE MORA JUNTO COM AS ALMAS,
NO ROSÁRIO DA VIRGEM MARIA

É NAGÔ É, É NAGÔ É, É NAGÔ É,
É NAGÔ É, É NAGÔ É, É NAGÔ É...
SE ELE É FILHO DE NAGÔ, SEU PADRINHO É SÃO JOSÉ
SE ELE É FILHO DE NAGÔ, SEU PADRINHO É SÃO JOSÉ...


Lá vem vovó descendo a serra com sua sacola.
Vem com o seu rosário, com seu patuá, ela vem de Angola
Eu quero ver vovó, Eu quero ver...
Eu quero ver Ser filho de pemba tem querer.

Aruê PAI BENEDITO.
La nas matas tem folhas tem rosário de Nossa Senhora,(bis)
Aruê Pai Benedito, Pai Benedito, Benedito de Angola.
Aruê Pai Benedito, Pai Benedito VALEI-ME NESTA HORA.(bis)

MINHA CACHIMBA TEM MIRONGA, MINHA CACHIMBA TEM DENDÊ (2x)
QUEM DUVIDA DA MINHA CACHIMBA, QUE VENHA VER , QUE VENHA VER (2x)

Vovó não quer casca de coco no terreiro. Vovó não quer casca de coco no terreiro. Prá não lembrar o tempo do cativeiro. Prá não lembrar o tempo do cativeiro.

UM PONTO DE BAHIA
Bahia, Oh! África vem cá nos ajudar... (2x)
Força Bahiana, Força Africana, Força DivinaVem cá, vem cá.
Salve o povo de Bahia!!!Adorei as Almas!

As almas já acenderam o candeeiro, eh eh... lá no fundo do mar....(3x)
Quem e aquele velhinho que vem no caminho andando devagar, com seu cachimbo na boca puxando a fumaça, soltando pro ar Ele é do cativeiro é o Vovô Firmino, ele é mirongueiro (2x)

Andou sete noites, andou sete dias
Pai Firmino D'Angola, veio com a Virgem Maria.

BLEM BLEM BLEM! BATERAM NA PORTA DO CÉU!
BLEM BLEM BLEM! SÃO PEDRO ABRIU PRA VER QUEM É!
MAS ERAM AS ALMAS, SANTAS BENDITAS
QUE SE PESAVAM NA BALANÇA MIGUEL!

Vovó tem 7 saias na última saia tem mironga.
Vovó veio de Angola pra salvar filhos de umbanda..
com seu patuá e a figa de guiné
Vovó veio de Angola pra salvar filhos de fé!

Pai Benedito arreia uma vez só,
Ele trabalha com galinho carijó,
oi bota milho pro pintinho no terreiro,
não se meta com esse velho que esse velho é feiticeiro.

Chora meu cativeiro, meu cativeiro,meu cativerá (2x)
No tempo da escravidão, era quando o senhor me batia,
eu gritava por Nossa Senhora Meu Deus, como a pancada doía...

SENHORA DO ROSÁRIO, FOI QUEM ME TROUXE AQUI (2x)
A ÁGUA DO MAR É SANTA, EU VI, EU VI, EU VI (2x)

Seu cachimbo está no toco, manda moleque buscar(2x)
No alto da derrubada seu cachimbo ficou lá.(2x)

Ponto de Maria Conga
No terreiro do meu pai tem pemba, no terreiro do meu pai tem mironga
é no terreiro do meu pai que eu quero ver a velha Maria Conga(2x)

É o vento que balança a folha guiné, é o vento quer balança a folha ... (2x)
é é é é Pai Guiné.. é o vento que balança a folha ... (2x)

CAMINHOU CAMINHOU, PRETO VELHO CAMINHOU (2x)
LÁ NA ARUANDA MAIOR, PRETO VELHO CAMINHOU (2x)


Meu Santo Antonio é pequenino auê...
me abre as portas do céu auê...
Cambinda velha estremeceu auê... mas não caíu no mundel
Segura o touro cambinda, amarra no mourão…
Que o touro e bravo Cambinda, não deixa fugir não…

Com dendê, com dendê. Preto velho trabalha com dendê
Agora que eu quero ver. Preto Velho trabalha com dendê.


Preto na senzala bateu sua caixa deu viva a iaiá
Preto na senzala bateu sua caixa deu viva a ioiô (2x)
Viva iaiá- viva ioiô- viva Nossa Senhora o cativeiro se acabou (2x)

EU JÁ PLANTEI CAFÉ DE MEIA, EU JÁ PLANTEI CANAVIÁ, CAFÉ DE MEIA NÃO DÁ LUCROSINHA DONA CANAVIÁ, BOM LUCRO DÁ(OI DEIXA A UMBANDA MELHORAR)DEIXA A UMBANDA MELHORAR DEIXA A UMBANDA MELHORAR DEIXA A UMBANDA MELHORAR FILHOS DE FÉ DEIXA A UMBANDA MELHORAR

Que preto é esse ô calunga, que chegô agora calunga(2x)
É Pai Joaquim ô calunga, que veio da Angola, calunga...


A fumaça do caximbo da vovó, sobe, sobe que nem chaminé(2x)
Velha trabaia, trabaia, trabaia, mironga da velha ta di baixo do pé(2x)

Congo ê, Congo ê, Congo de sassaravá, Congo de sassaravá,
Segura seus filhos que Deus é maior...

ADOREI AS ALMAS, AS ALMAS ME ATENDERAM (2x)
ERAM AS ANTAS ALMAS, LÁ DO CRUZEIRO (2x)

Vamos levantar o Cruzeiro de Jesus (2x)
No céu, no céu, no céu da Santa Cruz (2x)

AIUÊ MEU CATIVEIRO, MEU CATIVEIRO MEU CATIVERÁ(2x)

PRETO VELHO ESTAVA CANSADO,
IA PRÁ SENZALA E BATIA O TAMBOR
PRETO VELHO DAVA VIVA A IAIÁ,
DAVA VIVA A SINHÁ, DAVA VIVA AO SINHÔ

Bate tambor lá na Angola, bate tambor,
Bate tambor lá na Angola, bate tambor.. (bis)
Bate tambor, Pai Joaquim*... Bate tambor, Pai Gregório*...
Bate tambor, Pai Mané*... Bate tambor, Pai Firmino...
(*coloca-se o nome dos pretos velhos da casa)

Preto velho tá cansado de tanto trabaiá,
Preto velho tá cansado de tanto curimbá
O risca ponto, risca pemba Que é longa a caminhada,
Quem tem fé tem tudo, Quem não tem fé não tem nada.......

Saias de babado, Pimenta da costa, Colares e guias (2x)
É uma Preta Velha toda enfeitada Ela vem da Bahia


É Congo é Undelê, Undelê é o Rei de Congo. É Congo é Undelê, Undelê é o Naruê. (2x)

Léo léo, léo léô, Rei de Congo leléo, Rei de Congo leleô... (bis)

SENHORA DO ROSÁRIO
Senhora do Rosário, Foi quem me trouxe aqui.(2x)
A água do mar é santa,Eu vi, eu vi, eu vi. (2x)


Caminhou, caminhou, Preto-Velho caminhou. (2x)
Lá na Aruanda Maior, Preto-Velho caminhou. (2x)


SUNCÊ VAI GANHÁ
Meu pito tá apagado, Minha marafa acabou,
Vou trabaiá pra suncê, Porque sou trabaiadô. (bis)
Eu vou trabaiá, Suncê vai ganhá,
Muito bongo meu fio, E depois vem me pagá. (2x)

RETIRADA DE PRETO-VELHO
A sineta do céu bateu, Oxalá já diz que é hora. (2x)
Eu vou, eu vou, eu vou, Fica com Deus e Nossa Senhora. (2x)

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótima página, me relembrou vários pontos, salve as almas